domingo, 26 de agosto de 2018

Testamento


Daqui há cem anos
espero ainda estar aqui
Mas,
se eu não estiver,
sei que serei lembrada
com carinho
Sei que os porteiros
de todas as portarias
que adentrei
lembrarão de mim
em seus sonhos no céu


Nada contra os porteiros
Na verdade
eu os adoro
Mas vai me perdoar
Hoje em dia,
não servem para nada
para nada
Nem para abrir portas


Em contrapartida
sem dúvida,
é um flerte certo
para mim
A cada portaria,
uma nova chance
de ser amada


Com alguns, tenho casos
frágeis
Outros uma relação platônica
Mas cada um deles é especial
a sua maneira
De óculos ou sem
Gordos ou magros
com exceção daqueles que cultivam pássaros
são pessoas maravilhosas


Chupam rádio
Assistem bala
Escutam tv


Mas nada como uma boa dama
para apimentar os olhos
de um porteiro entediado
e respeitoso
Nada como dois ventiladores
numa tarde cotidiana
igual a todas as outras
e uma dama
que chega apressada
atrasada
Deixa seu perfume como rastro
bate sapatos
diz algumas poucas palavras
talvez seu nome e o destino
se ele estiver com sorte


Entra, invade
sem pedir licença
Aperta aquele botão
Me deixa subir
já é a vigésima vez que eu venho aqui
Parece que eles estão querendo fazer amizade
me prendendo parada neste andar sem futuro


Os taxistas a mesma coisa.
Para onde vai?
Suba por lá.
Indicam os caminhos
que devo seguir
Nada com um bom porteiro
paciente e tranquilo
para nos bem receber
Os porteiros são criaturas sábias
Experientes
Aquele famoso caso
“Já devem ter visto de tudo”


É inacreditável a cara que alguns me olham
como se eu tivesse a chave da salvação
Aquela que eles tanto procuram
naqueles molhos de chaves pesados de porteiro


Bigode de porteiro já tive
Nada contra os bigodes
Desde que sejam cheirosos


Eu sou a sedutora de porteiros,
ubers
taxistas
e motoristas de ônibus
mais charlatona que eu conheço.


A cada edifício
Ônibus
ou automóvel
Corro sérios riscos


Não vou citar os seguranças de shopping, guardadores de carros,
animadores de festa,professores da academia, astronautas de canoa,
Limpadores de piscina, marcineiros, os crushs do metrô, os vendedores de
brigadeiro, de poesia, pipoca, os barmens, marinheiros, sushimens,
rastamens, lokomens, moto-taxis, mecânicos, bombeiros, sambistas,
garis, cobradores (que estão em extinção)
muito menos os cana.


Vou fazer uma reverência aos porteiros
Pode ter certeza que
Se você sorrir
Ele sorrirá de volta.


Sinto que é recíproco
esse caso de amor e ódio
que é nutrido por nós
mas no fundo do meu íntimo
eu queria só ser invisível
e, se possível,

lembrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário